quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

GUINÉ BISSAU, MEMÓRIAS EM RUÍNA

Sexta-feira, Janeiro 20, 2006
Guiné Bissau, memórias em ruína 
Faz hoje 33 anos que Amílcar Cabral foi morto. Foi de noite, em Conackry. Se a morte do dirigente do PAIGC foi um golpe das operações especiais portuguesas, tratou-se do golpe mais bem sucedido de toda a guerra colonial. Mas foi um golpe fatal para o futuro do povo guineense, como hoje bem sabemos. Nenhum dos dirigentes que sucederam a Amílcar Cabral teve o engenho ou a vontade para se dedicar ao bem-estar e ao desenvolvimento do país. Amílcar teria tido, estou certo.
Trinta e três anos depois, a memória de Cabral jaz, entre tábuas apodrecidas, na parada do Forte da Amura, em Bissau. Para vergonha dos guineenses...


Trinta e três anos depois, o mausoléu de Amílcar permanece na sombra das grandes acácias. Porque as velhíssimas acácias permanecem de pé. E teimam em ser generosas.Trinta e três anos depois, o carinho dos guineenses pelo pai da nacionalidade esvai-se na ferrugem que consome o velho VW que pertenceu a Amílcar (em Conackry) e que está abandonado, também, num canto do Forte da Amura.Autoria Carlos Narciso em: http://blogda-se.blogspot.com/

1 comentário:

Djaura disse...

Muito comovido,com que tive possibilidades de testemunhar da Guerra colonial,concretamente no que respeita a Guidage,onde me encontro de Dez/de 1971 a junho de 1974.Apesar de outras situações ou imagens que fez me recordar tantas dores tristezas dos tantos Camaradas que hoje nos 60 anos,os que asistiram Resgate de 28/Mio/73 tal como eu.Oxala que não haja mais sofrimentos iguais nas nossas vidas.Bem-haja Camaradas

INTRODUÇÃO:

E não é, que agora com os meus 59 anos e passados que já são 36 anos (2008) após o regresso da Guiné/Bissau, me deu na cabeça para procurar, matéria, fotos, contactos de ex-camaradas e temáticas relacionadas com a Guiné e mais em particular as zonas por onde andei... Bissau, Bissalanca, Cumeré, Bissorã e Bissum, aqui em permanência, pois foi para esta zona que a minha companhia foi destacada.
Será sobre estes locais que mais à frente tentarei ilustrar este Blog, que irei partilhar.
  • Pois é, parti para a Guiné/Bissau em Setembro de 1970 no paquete UÍGE, fazendo parte da Companhia de Caçadores 2781, que estava integrada no Batalhão de Caçadores 2927.
  • Vou tentar recolher dados e apoios logísticos de ex-combatentes, que entretanto vou tentar localizar, afim de documentar este espaço, que com garra estou a criar e tentar incluir aqui depoimentos, fotos e todo material com interesse para esta finalidade,
  • Pretendo ser o mais real possível para fazer deste Blog um local onde se possam recordar bons e maus momentos, trocar ideias e tudo o mais que a seu tempo se verá.......
  • Depoimentos sobre a GUERRA COLONIAL, AQUI!
  • Os meus videos no SAPO e DAILYMOTION
  • Visite a minha cidade PÓVOA DE VARZIM

EMAIL - verdegaio@gmail.com

PÓVOA DE VARZIM JANEIRO DE 2008