terça-feira, 21 de abril de 2015

A DESCOLONIZAÇÃO
O Correio da Manhã vai lançar uma coleção de livros sobre a descolonização

A descolonização de África é um dos episódios mais dramáticos, complexos e controversos da nossa História e, surpreendentemente, um dos menos estudados.
Dizer que o processo que pôs fim a cinco séculos de império colonial em África mudou Portugal é pouco. Mais do que o país, mudou para sempre a vida de meio milhão de pessoas, homens, mulheres e crianças (a maioria nunca tinha saído de território africano) que foram forçadas a regressar à Metrópole de um momento para o outro.
O grande império colonial – Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – começou a dissolver-se com a Guerra Colonial e foi condenado à morte no dia 25 de Abril de 1974. Depois disso, ficaram as memórias. Para uma melhor compreensão deste período tão importante da nossa história, o Correio da Manhã vai lançar uma coleção de 8 livros, semanalmente, a partir de 30 de abril.
Começando no princípio, com a vida nas colónias: os piqueniques em família de domingo, as festas e os fins de semana em praias de sonho. Infiltrando-se na Guerra Colonial e na luta pela libertação dos movimentos nacionalistas. Assistindo ao triunfo do golpe militar e tentando compreender a solução para a questão colonial. Refletindo sobre as decisões e indecisões na política portuguesa da descolonização. Participando na vida democrática e nas primeiras eleições livres. Observando a adaptação à nova realidade, as idas ao IARN, a vida nas pensões e nos hotéis, o nomadismo e a integração na sociedade de milhares de portugueses.

É precisamente esse caminho – o da história da descolonização, que, apesar de tudo, não deixa de ser uma história de sucesso – que o Correio da Manhã se propõe  a fazer, com o contributo de sociólogos, historiadores, jornalistas, militares e de todos nós, que vivemos o processo na primeira pessoa!

Sem comentários:

INTRODUÇÃO:

E não é, que agora com os meus 59 anos e passados que já são 36 anos (2008) após o regresso da Guiné/Bissau, me deu na cabeça para procurar, matéria, fotos, contactos de ex-camaradas e temáticas relacionadas com a Guiné e mais em particular as zonas por onde andei... Bissau, Bissalanca, Cumeré, Bissorã e Bissum, aqui em permanência, pois foi para esta zona que a minha companhia foi destacada.
Será sobre estes locais que mais à frente tentarei ilustrar este Blog, que irei partilhar.
  • Pois é, parti para a Guiné/Bissau em Setembro de 1970 no paquete UÍGE, fazendo parte da Companhia de Caçadores 2781, que estava integrada no Batalhão de Caçadores 2927.
  • Vou tentar recolher dados e apoios logísticos de ex-combatentes, que entretanto vou tentar localizar, afim de documentar este espaço, que com garra estou a criar e tentar incluir aqui depoimentos, fotos e todo material com interesse para esta finalidade,
  • Pretendo ser o mais real possível para fazer deste Blog um local onde se possam recordar bons e maus momentos, trocar ideias e tudo o mais que a seu tempo se verá.......
  • Depoimentos sobre a GUERRA COLONIAL, AQUI!
  • Os meus videos no SAPO e DAILYMOTION
  • Visite a minha cidade PÓVOA DE VARZIM

EMAIL - verdegaio@gmail.com

PÓVOA DE VARZIM JANEIRO DE 2008